Como analogia, quando dirigimos um carro na estrada, devemos respeitar constantemente as regras de trânsito, a fim de harmonizar certos comportamentos para todas as situações que enfrentamos. De parar em um semáforo vermelho, diminuindo a velocidade em uma passagem para pedestres, use correntes de neve em determinadas condições climáticas, etc.
Felizmente para nossa própria segurança, essa harmonização de diretivas é feita de maneira uniforme, porque existe uma entidade central que determina essas regras. Ao negociar, diferentemente da direção, não existem outras regras além das que estabelecemos para nós mesmos. O que isso significa é que, sem um quadro de referência que controle nossas ações, ele pode se tornar muito caótico e nosso comportamento amplamente inconsistente.
Além disso, como o comércio é um jogo mental que envolve dinheiro em jogo, pode ser muito desgastante para o cérebro e causar decisões irracionais sem um plano de ação. Esta é mais uma razão pela qual você deseja estar absolutamente 100% certo de como procederá em cada uma das milhares e milhares de situações que encontrará como comerciante.
Devemos evitar por todos os meios que a desordem domine nossas negociações. Afinal, a falta de disciplina e inconsistência é o inimigo número um de qualquer trader. O ditado “se você não planejar, já planejou falhar” não poderia ser mais verdadeiro. Negociar é um negócio, portanto deve tratá-lo como tal.
O domínio de se tornar mecânico em suas ações comerciais está diretamente relacionado às suas chances de sucesso. Quando dirigimos nosso carro, nosso comportamento não pode se desviar das regras de trânsito muito rígidas ou podemos ter problemas, certo? Você deve pensar em negociar exatamente da mesma maneira. Mas desta vez, a bola está no seu pátio, você tem o controle absoluto.
O paradoxo de um plano: torne-o complexo e conciso
Aqui está o verdadeiro desafio ao criar um plano de negociação. Ele deve ser escrito com a maior quantidade de detalhes possível, mantendo-o o mais breve possível, de preferência em uma única página. Talvez não no começo, mas certamente deve ser seu objetivo, à medida que suas habilidades melhoram e você ganha mais experiência. Por que é que? Simplesmente, porque um plano deve ser re-visitado todos os dias antes da sua negociação. Imagine como pode ser assustador se for preciso passar por 10 páginas. O risco claro é que, eventualmente, alguém se abstém de se referir a ele e essa é uma maneira irresponsável de administrar seus negócios.
Aqui está o que você deve se lembrar. Não há certo ou errado quando se trata de projetar seu plano. Cada um de nós negocia se comporta e percebe os resultados de maneira diferente – essa é a beleza de negociar nos mercados -, portanto, escrever suas regras se resume a um exercício de autodescoberta por meio de sua própria jornada como trader. É a manifestação progressiva dessa jornada refletida nas regras. Um plano deve ser revisado à medida que nossas habilidades melhoram e novas lições aprendidas. Nunca está gravado em pedra. É um hábito saudável ajustá-lo de acordo com seus desenvolvimentos e condições de mercado.
Os esportistas de elite estão constantemente fazendo pequenos ajustes insignificantes para otimizar seu desempenho, que quando somados ao longo do tempo, faz toda a diferença para alcançar os resultados desejados. Negociar não é diferente. À medida que você acumula experiência, deve incorporar suas próprias regras “baseadas em experiência” em seu plano, conforme achar apropriado. É um bom equilíbrio entre manter intacto o plano principal e aprimorar constantemente os pequenos detalhes.
Esteja ciente, e eu posso atestar isso por experiência pessoal, uma das armadilhas mais comuns vem quando você começa a brincar com a estratégia de entrada ou saída. Por isso, antes de elaborar seu plano, você deve ter convicção suficiente para que a estratégia para implantar tenha uma vantagem.
Para quem é sério o suficiente, a melhor maneira de fazer isso é realmente colocar horas para testar uma estratégia. Ao conduzir suas próprias hipóteses e resultados esperados por meio de dados históricos, você obtém um ativo mental inestimável, ou seja, uma convicção cega de seguir um conjunto de regras para entrar e sair do mercado.
Se você se questiona sobre a precisão de sua metodologia para entrar e sair do mercado, isso claramente gera alguns sinais de alerta. Seja sempre muito “presente” quando esses pensamentos surgirem em sua mente, pois isso implica desviar o foco e começar a tentar coisas “novas”, o que leva ao temido termo “inconsistência”. Na maioria das vezes, isso tende a ocorrer para aqueles que falhou em colocar as horas necessárias para aumentar seus níveis de confiança em sua estratégia a tal ponto que, não importa o que aconteça, você cumprirá e deixará as probabilidades acontecerem.
Em sua jornada como comerciante, é comum pular de um sistema para outro. Somente se você estiver convencido de que essas alterações são necessárias para otimizar seus resultados, vá em frente. Lembre-se de que toda vez que você recalibrar sua estratégia de entrada, um período de análise deve seguir para verificar suas suposições.
Como construir seu plano de negociação
Em poucas palavras, seu plano deve elaborar detalhadamente o que é, quando, como, como, por que, e deve incluir o melhor, o esperado e o pior dos cenários. Abaixo, desconstruirei que experiência me ensinou a considerar os elementos mais críticos que um plano deve incluir.
1. Por que você negocia?
Deve haver uma razão subjacente para o seu interesse em negociar nos mercados. Ganhar dinheiro por si só não é suficiente, porque tem mais a ver com o “como” do que com o “por que”. No final do dia, o salário regular que a negociação forex pode oferecer aos profissionais é apenas um subproduto e um meio para atingir seu objetivo. O “porquê” real deve ser um ou vários motivos que o motivam.
Pode ser a conquista da independência financeira, para que você possa viver a vida de acordo com seus próprios termos e parar de trabalhar para outra pessoa em um emprego que não gosta. Poderia estar proporcionando à sua família a melhor vida possível. Poderia ser a independência de viver em qualquer lugar do mundo através da renda que o comércio gera. Pode ser o desejo de crescer continuamente como ser humano ou comprar um carro sonhado, etc. Será esse ‘porquê’ que o manterá responsável e o manterá ‘no caminho’ com seus objetivos de longo prazo quando as coisas ficarem difíceis . Eu vou ainda mais longe Você realmente deseja encontrar algumas fotos relacionadas a esses verdadeiros objetivos e colá-las no seu plano de negociação e até na parede do seu escritório de operações bem na sua frente. Eles devem estar olhando para você!
2. Defina sua rotina diária
Quanto mais mecânicos e consistentes seus hábitos de negociação se tornarem, maiores serão as chances de fazer parte de um grupo de elite que ganha dinheiro regularmente. Seu plano de negociação deve descrever quais são os seus rituais diários, desde o momento em que você chega à sua mesa de negociação até você terminar o dia. Isso o diferencia do operador de tipo amador que simplesmente tende a aparecer em suas mesas, tropeça de uma negociação para outra sem qualquer preparação anterior e espera estar em um nível ideal para realizar e extrair lucros.
Sua rotina pode incluir a que horas você vem ao seu escritório para iniciar a preparação para o seu dia de negociação pela frente? como você se prepara mentalmente? você executa exercícios diários para se manter emocional e psicologicamente desapegado do valor monetário da sua conta? Você trabalha para manter a forma e seu cérebro pronto para o desempenho máximo? Quanto tempo você vai se dedicar a escanear os mercados? Como você decide quais instrumentos são mais adequados para negociar sua estratégia? Você está ciente dos eventos de risco do dia? e muito mais. Certifique-se de que, como parte de sua rotina, você seja o mais eficiente possível. O que isso significa é automatizar o número máximo de tarefas para eliminar processos redundantes, portanto, você é mais eficiente com o seu tempo.
3. Descreva sua estratégia de entrada e saída
Chegamos à seção do seu plano que determina o conjunto de condições que você deve identificar nos mercados que validarão uma entrada e confirmarão uma saída. Você deve ser muito preciso e consistente na aplicação dessas regras. Gostaria de descrever o que constitui uma negociação de qualidade em relação à média.
Além disso, não negligencie o quão crítico é criar as condições que o afastarão do mercado, atingindo seu stop loss ou obtendo lucro. Os comerciantes tendem a ficar muito envolvidos com a entrada, mas é a saída real que define os padrões para a quantidade de recompensa que você recebe de cada entrada.
Você também deve definir os pares de moedas que deseja monitorar quanto a possíveis oportunidades de negociação. A evolução natural será para você reduzir gradualmente o comprimento do texto / descrição de sua estratégia aos aspectos mais críticos, à medida que aprofunda o processo geral em sua mente. É o que eu pessoalmente faço.
Em termos das condições a serem procuradas, elas podem incluir: O mercado precisa estar em tendência ou não necessariamente? Você negociará apenas em níveis de preços específicos com base em linhas de suporte e resistência previamente traçadas? Você terá mais impulso? Aqui as abordagens são quase ilimitadas. Qual prazo você negociará? A verificação cruzada de prazos mais altos daqueles com os quais você negocia para encontrar uma congruência de fatores é uma jogada sábia que eu pessoalmente aplico. No entanto, quando se trata de puxar o gatilho, se você está pulando aleatoriamente, essa é uma receita para o desastre.
4. Gestão do Trade
É aqui que você deve decidir o tipo de risco que irá colocar em uma negociação específica. Nunca caia na armadilha de definir o sucesso de uma negociação no número de pips que você fez. O que realmente importa aqui é o tamanho correto da posição, que será determinado pelo tamanho do seu stop loss versus o valor total que você está disposto a perder. Se sua conta vale US $ 10.000, você deve decidir qual valor monetário está aceitando totalmente para descobrir se a análise que você conduziu resultará ou não no preço na direção desejada. Você deve estar completamente desapegado do valor monetário de sua negociação, que começa com a aceitação do dinheiro em risco. Se houver algum tipo de apego emocional à sua posição, mais cedo ou mais tarde você começará a brincar. Como parte do gerenciamento de operações, nunca se esqueça dos principais pilares a serem lembrados (taxa de ganhos, recompensa e porcentagem de riscos).
Você também precisará definir o risco máximo que está disposto a aceitar por dia, por semana e por mês. Além disso, você deve determinar sua exposição total ao risco em qualquer estágio, o risco máximo correlacionado, caso esteja negociando as mesmas moedas ou quantas negociações você terá aberto ao mesmo tempo para não mantê-lo fora dos trilhos, incapaz de se concentrar em todas as suas transações. posições abertas. Você também deseja potencialmente descobrir algumas regras para tirar um tempo da tela ou até um dia inteiro para clarear sua cabeça ou como uma forma de reavaliação se o proverbial atingir o ventilador e você sofrer uma queda grave. Este exercício será inestimável para evitar certas armadilhas que os comerciantes se enquadram, como o comércio por vingança.
Como parte de seu gerenciamento de operações, assumindo que você alcançou um estado do qual é capaz de se desapegar das emoções e do valor monetário da operação, essas são as perguntas certas que você deve constantemente fazer a si mesmo ao realizar uma nova operação. Lembre-se, é tudo sobre o processo!
Perguntas: a ação que tomei foi prescrita em meu plano de negociação? O nível de risco foi adequado, nem muito grande nem muito pequeno? Eu considerei fatores como condições de mercado e risco correlato? Cometi algum erro emocional na minha entrada, saída ou gerenciamento de riscos?
5. Revise as negociações e mantenha um diário
Você se encontra cometendo erros comerciais recorrentes? Você identificou alguns padrões comuns que deseja reforçar ou evitar completamente? Você é vítima de suas próprias falhas quando se trata de rotinas disciplinares que você sabe que no fundo devem ser abordadas? Confie em mim, esta lista pode se estender quase infinitamente, a menos que você aja.
Você deve ser um bom guardador de registros. A razão pela qual acompanhar seus negócios é um exercício tão valioso, porque é aqui que você obtém um ciclo de feedback constante sobre por que e como você ganhou ou perdeu uma negociação. Especialmente quando você perde, descobrir se o comércio foi devido a um erro, para que você possa minimizá-los e, finalmente, eliminá-los é extremamente importante. No final do dia, o motivo pelo qual você está ciente dos maus hábitos é através de uma revisão, pois permite revelar quais são seus padrões e comportamentos ao longo dos dias. Ao monitorá-los, você garante que eles sejam menos frequentes. Como negociar é um negócio, você deve ser o contador que acompanha todos os detalhes.
Como profissional, você deve descobrir, em sua própria jornada, as ações negativas e positivas mais recorrentes e tomar nota. Se não conseguirmos identificar, encontrar uma solução e tomar medidas para alterar certos comportamentos que afetam nosso desempenho, o risco é que ficaremos constantemente presos em um ciclo vicioso. Quanto mais nos lembramos da área que devemos corrigir, mais conscientes não devemos cometer os mesmos erros no futuro. Minimizar o número de erros que cometeremos como traders é absolutamente essencial. De fato, os comerciantes bem-sucedidos podem atestar que uma grande parte dos seus méritos de ser um comerciante consistentemente lucrativo deve ter eliminado seus erros de negociação ao mínimo.
Da mesma forma, devemos nos lembrar das ações positivas que estamos realizando que reforçarão esses hábitos. O reconhecimento de que estamos pregando certos processos também tem um enorme impacto para firmar a auto-imagem na busca de desenvolver um perfil bem-sucedido da mentalidade do profissional.
No meu caso, uma pequena amostra das lições que colecionei ao longo do tempo inclui:
Negativo: devo respeitar meus tempos de negociação. Eu devo melhorar para deixar os lucros correrem. Minhas estatísticas fornecem evidências de que devo fazer 2% das operações com mais frequência. Devo evitar fechar acidentalmente um comércio. Ao clicar para ser preenchido, mas o pedido não aparece, aguarde um tempo antes de clicar novamente ou 2x 2x cheio de risco.
Positivo: me desapeguei totalmente das emoções de um negócio. Através da meditação, minimizei bastante as transações em falta devido à distração, pois estou mais presente no ‘agora’. Fiquei muito melhor a fazer intervalos cognitivos regulares a cada hora (costumava ficar colado à tela por muito tempo) …
Juntando tudo
É a sua vez de elaborar um plano que você respeita. Neste tutorial, meu objetivo era fornecer um quadro de referência para você ter suas próprias idéias sobre o que é mais importante para você. Desconsidere ter regras fixas e, em vez disso, seja constantemente adaptável às novas idéias que obtém. Nunca comece a negociar, a menos que a estratégia aplicada aplique uma vantagem, o que você descobrirá apenas colocando as horas necessárias para validar sua hipótese. Isso levará a uma confiança inabalável em seu sistema, que é de vital importância para não sair do curso. Os comerciantes profissionais têm a sólida convicção de que as probabilidades estão a seu favor ou que não participariam. Você deve se juntar a eles nessa crença.
Não se esqueça, cubra todo o terreno possível como parte do seu plano, mas seja conciso o suficiente para garantir a leitura do seu plano todos os dias. Nunca negligencie a importância de manter um diário e revisar suas negociações, pois essa é a única maneira de identificar os padrões que você deve corrigir para eliminar erros recorrentes. Mesmo com todas as instruções fornecidas, você não garantirá a conquista dos mercados extraindo dinheiro regularmente. No entanto, você terá a maior chance de tratar o comércio como um negócio, e que meu amigo guerreiro do comércio é o objetivo de um plano de comércio.
Fonte: https://medium.com/@globalprimeforex/how-to-build-a-professional-trading-plan-815eb2098445