Triângulo de Alta
O Triângulo de Alta representa um momento de consolidação do preço e é formado por no mínimo dois topos em uma mesma faixa de preço e dois fundos ascendentes
Na região dos topos é traçada uma linha horizontal que funciona como resistência e ligando os fundos é traçada uma linha diagonal ascendente que funciona como suporte.
O triângulo de alta indica uma força maior por parte dos compradores pressionando o preço na linha horizontal, para cima, tornando mais provável o rompimento da resistência do padrão
Triângulo de Baixa
O triângulo de baixa representa um momento de consolidação do preço e geralmente é formado por no mínimo dois fundos em uma mesma faixa de preço e dois topos descendentes.
Na região dos fundos é traçada uma linha horizontal que funciona como suporte e ligando os topos é traçada uma linha diagonal descendente que funciona como resistência.
O triângulo de baixa representa uma força maior dos vendedores pressionando o preço na linha horizontal. Desta forma, há uma maior chance de ocorrer o rompimento do suporte.
Triângulo Simétrico
O triângulo simétrico representa um momento de consolidação ou congestão do preço durante um determinado período, sendo formado por no mínimo dois topos descendentes e dois fundos ascendentes. Os topos são ligados por uma linha diagonal descendente que funciona como resistência e os fundos são ligados por uma linha diagonal ascendente que funciona como suporte. Após traçar as linhas é possível verificar melhor a formação do triângulo simétrico, conforme mostra a figura 31.
O rompimento da linha de resistência ou suporte tende a seguir a tendência do preço que antecede a formação do triângulo.
Se a tendência é de alta, maior é a probabilidade de ocorrer o rompimento da resistência para dar continuidade a tendência. Se a tendência for de baixa, aumenta a probabilidade de rompimento do suporte.
Retângulo
O retângulo representa um momento de consolidação ou congestão do preço durante um determinado período e é formado por dois ou mais topos e fundos que podem ser ligados por linhas horizontais paralelas.
Na figura acima é fácil ver que a linha horizontal que liga os topos é a resistência e a linha horizontal que liga os fundos é o suporte do retângulo.
Neste padrão, o rompimento da linha de resistência ou suporte tende a ser a favor da tendência do preço que antecede a formação do retângulo. Em tendência de alta é mais provável o rompimento para cima, dando continuidade a tendência vigente. Se a tendência que antecede a figura for de baixa, é mais provável o rompimento a favor da queda, dando continuidade a tendência de baixa.
Os analistas de mercado e operadores costumam usar duas estratégias operacionais no retângulo, uma delas é a compra do ativo quando o preço testa a região de suporte. A realização de lucro ou venda ocorre quando o preço se aproxima ou testa a resistência.
A outra estratégia é a compra após um fechamento acima da resistência. A realização de lucro ou venda acontece quando o preço se aproxima ou alcança a projeção de alta do retângulo. Quanto maior for a altura do retângulo melhor para as duas estratégias apresentadas, pois aumenta o objetivo percentual da operação.