Na análise técnica, é o movimento de altos e baixos que constitui a tendência. A tendência de alta se estabelece quando os movimentos de alta são maiores que os movimentos de baixa, e a tendência de baixa se estabelece quando os movimentos de baixa são maiores que os movimentos de alta. Se os movimentos são do mesmo tamanho, temos uma consolidação – ou lateralização – e não uma tendência.
Tendência de alta
É formada por topos e fundos ascendentes, onde os fundos são pontos de suporte nos quais a força dos compradores supera a dos vendedores – significa que os compradores estão dispostos a pagar preços cada vez mais altos, dando sustentação e continuidade a tendência.
Tendência de baixa
É formada por topos e fundos descendentes, sendo os topos pontos de resistência, nos quais a força dos vendedores supera a dos compradores – significando que os vendedores estão dispostos a vender a preços cada vez maios baixos, dando sustentação e continuidade a tendência de baixa.
Lateralizarão ou Consolidação
O mercado não avança de um determinado topo e não recua de um determinado fundo, ou seja, ele anda de lado, não possuindo topos e fundos ascendentes, nem descendentes. Representa o equilíbrio entre a pressão compradora e a vendedora, em que os preços são negociados dentro de uma faixa delimitada por retas horizontais